quinta-feira, março 17, 2005

UM CÃO E SEU DONO

Esse conto vai em homenagem a meu amigo e escritor favorito Eder Saragiotto Rodrigues, e se você não conhece "um cão e seu dono" original, que foi escrita por ele, só posso ter pena de você.

Sei que a vida não é fácil pra ninguém, e eu nem estou reclamando, entende? Cada dia que acordo vejo o sol nascendo e agradeço por ter trabalho e por estar viva, sabe? Mas eu gostaria de ter os finais de semana livre. Sempre olhando através do vidro para parques que nem sei se existem realmente. Mas a vida é assim, não se pode fugir das responsabilidades. Eu sou professora de auto escola e cobro vinte dinheiros hora aula. Meu nome é Marlene e encaro minha foto de trinta anos atrás todos os dias, em cima do carro enquanto ensino. Não costumo me olhar no espelho.

Algo pior que minha idade provocaria-me taquicardia. Meu cão, Fébos, um grande lavrador misturado tornou-se meu companheiro e marido com o passar dos solitários e inseguros anos. Alimentei-o com as melhores carnes e dormia abraçada a ele todas as noites. Assim substituíra toda a vida que nunca poderia ter por uma vida alternativa de cuidados.
Porém Fébos atacou o cão da vizinha certa vez e ao tentar separá-los, grudou em meus braços.

Destroçando nervos e fazendo estrago. Gritei até que desmaiasse e ao acordar no hospital minha irmã retrucava a velha história do eu sempre avisei que.
Como vamos nos livrar desse cão, canil, matar, coisas assim. Eu a princípio cogitei alguma dessas possibilidades, mas logo percebi que me enganava. Fébos era meu destino. Minha única vida.

Voltamos à nossa vida normal e então meses depois Fébos, sem motivo aparente atacou-me enquanto eu dormia na sala os cinco minutos do almoço. Dessa vez atacou-me o rosto. Destruiu cada possibilidade de sorriso que eu guardara para ele.
No hospital dessa vez minha irmã decidira não me visitar. Ela não aguentaria olhar para o meu rosto, ver-me cega de um olho. Eu entendi o ponto dela. Ela tinha dito pra eu me livrar do cachorro. Passaram-se meses e eu pagara o preço pela minha teimosia.
E então voltando para casa, vendo meu cão abanar o rabo para mim o que eu poderia dizer, caso alguém perguntasse, é que um cão precisa de um dono.

Acessos: